Com a chegada da primavera vem a oportunidade de limpar o corpo e reciclar a energia vital para promover transformações e melhorar de vida
Por Douglas Almeida (@douglasalmeida.terapias)
"...muitas vezes não podemos nos expressar devido as imposições sociais e regras de convivência, e isso impacta diretamente certos órgãos vitais"
De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa cada estação do ano está associada a um elemento, órgão, cor, sabor e vibração. No hemisfério Sul o mês de setembro marca a transição do inverno para a fase primaveril, cujo elemento relacionado é a Madeira e tem correspondência com a geração da energia.
É uma excelente época para se realizar uma limpeza do fígado e vesícula biliar. Este processo de desintoxicação pode ser feito de diversas maneiras , vamos elencar algumas e deixar como sugestão de prática. Através das lições da Alquimia Interna Taoista , aprendemos que cada órgão do corpo humano está relacionado com um determinado som que promove uma profunda limpeza energética. No caso do fígado o som de purificação é o FUuuuu( aquele som que você costuma fazer quando cansado em casa depois de um dia de muito trabalho.
O fígado também está associado a emoção negativa da raiva e a emoção positiva do perdão. Quando temos muita raiva acumulada no corpo acabamos somatizando o nosso fígado e a vesícula biliar. Acontece que muitas vezes não podemos nos expressar raiva, devido as imposições sociais e regras de convivência. Diante disso alguma forma de catarse seria muito benéfica para a saúde do indivíduo. O grito também está associado ao elemento Madeira, e pode ser usado de forma terapêutica para eliminar a raiva acumulada no corpo . Para se chega a um estado de meditação antes é necessário essa limpeza profunda.
O sabor associado ao elemento Madeira é o azedo e a cor é verde, por isso é uma boa sugestão o consumo de água com limão para alcalinizar o organismo. E como a primavera é a época do desabrochar das flores e do crescimento, que possamos aproveitar essa energia que está no ar, para também desabrochar nossos talentos e potencialidades.
[]
Comments