Se você já é praticante ou está começando agora, e não conhece/entende o Código de Conduta do Yoga, sua prática está (e permanecerá) incompleta. E você não conseguirá alcançar a libertação mental proposta pelo Sistema Filosófico do Yoga.
O Yoga ensina que o estado natural do ser humano é o estado intuitivo. É nele que a pessoa exerce sua natureza autêntica, no momento presente e na atenção plena. Para isso acontercer, deve concentrar esforços em conter atividades do instrumento cognitivo (atividades mentais), de modo que a intuição, que é um instrumento concorrente da cognição, possa prevalecer.
Assim, o Yoga apresenta as 10 atividades mentais (cinco naturais e cinco perturbadoras), e, também, os 3 procedimentos de contenção: 1) Samyama (domínio da mente); 2) Pranayama (domínio do corpo); e 3) Yamas e Niyamas (domínio comportamental).
É por meio de um karma "naturalmente" controlado (comportamento = corpo+mente no espaço tempo) que o indivíduo evita as atividades mentais. Por isso, os Yamas e Niyamas são a Pedra Fundamental do Yoga. Sem ajustar o comportamento, a pessoa não consegue ajustar mente, nem corpo. E perpetua o estado de Samsara, repetindo os mesmos erros e sofrimentos.
Conheça os YAMAS e NIYAMAS:
Ahimsa - não-violência, não prejudicar em pensamento, palavra e ação
Satya - veracidade, honestidade
Asteya - não roubar, não cobiçar ou se apropriar do que não é seu
Brahmacharya - contenção de impulsos e autocontrole
Aparigraha - desapego, não possessividade, não ganância
Saucha - ordem, limpeza, pureza
Santosha - contentamento, satisfação
Tapas - disciplina e austeridade
Svadhyaya - investigação da própria natureza, autoestudo, autoreflexão
Ishvara Pranidhana - entrega ao supremo, ter fé
[]
Saiba mais sobre Plataforma de Yoga Online: www.plataformadeyoga.com.br
Saiba mais sobre cursos de formação de instrutores e aprofundamento em Yoga: www.singularyoga.com.br