top of page

Yoga e os Chakras: uma explicação racional

Foto do escritor: Redação Entre AsanasRedação Entre Asanas


Se você pratica Yoga, já deve ter ouvido falar de Chakras, chamados de "discos de poder" nos textos antigos. Também deve ter ouvido em "equilibrar os chakras". E deve ter ficado com mais dúvidas do que conhecimento, certo?


No livro "Autoperfeição com Hatha Yoga" do professor Hermógenes, há uma descrição detalhada das conexões entre as glândulas hormonais, e sua devida regulação, com uma vida equilibrada e harmoniosa.


No final das contas, os tais "Discos de Poder" são componentes fisiológicos do nosso corpo, e realmente afetam nosso "humor", alterando o funcionamento do corpo, e modificando nossa mente.


Yoga ensina técnicas para você conseguir ajustar essa "eletro-química" corporal.


A seguir, exploraremos a relação entre os sete chakras e as sete glândulas hormonais equivalentes, destacando como a regulação hormonal por meio dos exercícios de Yoga pode contribuir para melhorar a qualidade de vida:


Chakra da Raiz (Muladhara)

Glândula Adrenal: O Chakra da Raiz está localizado na base da coluna vertebral e representa a estabilidade e a conexão com a terra. A glândula adrenal, relacionada a esse chakra, regula o estresse e a resposta de luta ou fuga. Práticas de yoga que envolvem posturas de equilíbrio e fundamentais, como Tadasana (Postura da Montanha) e Virabhadrasana (Postura do Guerreiro), ajudam a fortalecer esse chakra e equilibrar as funções hormonais relacionadas.



Chakra do Sacro (Svadhishthana)

Glândulas Gonadais: O Chakra do Sacro está localizado na região abaixo do umbigo e está associado às glândulas gonadais, que regulam a função reprodutiva e os hormônios sexuais. Práticas de Yoga que estimulam a região pélvica, como o Malasana (Postura de Agachamento), podem aumentar o fluxo de energia nessa área e ajudar a equilibrar os hormônios sexuais.



Chakra do Plexo Solar (Manipura)

Glândula Pancreática: O Chakra do Plexo Solar está localizado na região do estômago e está relacionado à glândula pancreática. Essa glândula regula a digestão e o metabolismo. Práticas de Yoga que envolvem torções e compressões abdominais, como o Ardha Matsyendrasana (Postura do Meio Torção Espinal) e o Navasana (Postura do Barco), estimulam o Chakra do Plexo Solar, melhorando a função digestiva e a regulação hormonal.



Chakra do Coração (Anahata)

Glândula Timo: O Chakra do Coração está localizado na região do coração e está associado à glândula timo. Essa glândula desempenha um papel crucial na regulação do sistema imunológico. Práticas de Yoga que abrem o peito, como o Ustrasana (Postura do Camelo) e o Bhujangasana (Postura da Cobra), podem fortalecer o Chakra do Coração, estimulando a glândula timo e melhorando a resposta imunológica.



Chakra da Garganta (Vishuddha)

Glândula Tireoide: O Chakra da Garganta está localizado na região da garganta e está relacionado à glândula tireoide. A tireoide regula o metabolismo e o equilíbrio hormonal geral. Práticas de Yoga que envolvem posturas de alongamento da garganta, como o Sarvangasana (Postura do Suporte sobre os Ombros) e o Halasana (Postura do Arado), estimulam a glândula tireoide, ajudando a regular os hormônios e melhorar a função metabólica.



Chakra do Terceiro Olho (Ajna)

Glândula Pineal: O Chakra do Terceiro Olho está localizado entre as sobrancelhas e está associado à glândula pineal. A glândula pineal regula o ritmo circadiano e a produção de melatonina, o hormônio do sono. Práticas de Yoga que envolvem posturas de equilíbrio e concentração, como o Padmasana (Postura de Lótus) e o Shavasana (Postura do Cadáver), estimulam o Chakra do Terceiro Olho, ajudando a equilibrar a glândula pineal e promover um sono saudável.



Chakra da Coroa (Sahasrara)

Glândula Pituitária: O Chakra da Coroa está localizado no topo da cabeça e está relacionado à glândula pituitária. A pituitária é conhecida como a "glândula mestra" porque regula a função de outras glândulas endócrinas no corpo. A prática de meditação e Yoga que envolve visualizações e foco na conexão espiritual pode estimular o Chakra da Coroa e a glândula pituitária, promovendo um equilíbrio hormonal mais amplo e um senso de conexão mais profundo.





A prática do Yog oferece uma abordagem holística para a regulação hormonal e o bem-estar geral. Ao direcionar exercícios específicos do Yoga para estimular os chakras relacionados, podemos equilibrar as glândulas correspondentes e melhorar a qualidade de vida.



[]


Saiba mais sobre Plataforma de Yoga Online: www.plataformadeyoga.com.br


Saiba mais sobre cursos de formação de instrutores e aprofundamento em Yoga: www.singularyoga.com.br

Revista Entre Asanas

Entre Asanas é sua Revista Digital de Yoga e Bem estar. 

 

Os artigos e conteúdo multimídia publicados aqui são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. As expressões e opiniões neles emitidas não representam, necessariamente, o ponto de vista deste meio de comunicação.

Realização:

Escola de Yoga

Riserva Zen Yoga Life Ltda.

10.479.919/0001-63

@riservazen

www.riservazen.com

 

Jornalista responsável: 

Luciana Cavaliere

JP28874-RJ

Contatos

REDAÇÃO e ASSESSORIA DE IMPRENSA:

contato@riservazen.com

whatsapp: (21) 97689-1206

 

PUBLICIDADE e PROJETOS

projetos@riservazen.com

whatsapp: (21) 97689-1206

 

© Copyright 2020 Riserva Zen Yoga Life Ltda. Todos os direitos reservados. Proibida a utilização de conteúdo deste site, sem a devida autorização.

bottom of page